PLANEJAMENTO FAMILIAR

Oferecemos às mulheres orientação quanto a anticoncepção. Trabalhamos com métodos hormonais e não-hormonais, definitivos ou temporários. A escolha do método é feita pela mulher ou pelo casal, após explicação sobre as várias alternativas possíveis para cada situação específica.


INFERTILIDADE OU DIFICULDADE PARA ENGRAVIDAR

A maioria dos casais que tentam uma gravidez conseguem ter sucesso dentro do primeiro ano de tentativas. Alguns casais podem experimentar um pouco de dificuldade para conseguir uma gestação, demorando um pouco mais de tempo, por vezes até dois anos. Acima de dois anos de tentativa, possivelmente trata-se de um caso de infertilidade.

A maior parte dos casos de infertilidade pode ser resolvida sem a necessidade de procedimentos de fertilização assistida.

Oferecemos avaliação inicial dos casos de infertilidade, com investigação das possíveis causas e tratamento dos casos menos complexos. Para os casos em que houver necessidade de fertilização assistida (inseminação artificial, "bebê de proveta", entre outros), encaminhamos para especialistas no procedimento.


PRÉ-NATAL

Acompanhamento pré-natal com foco na gestante e sua família. Além da avaliação clínica e laboratorial da gestante, oferecemos orientações personalizadas em relação às mudanças que ocorrem durante a gravidez, tanto nos aspectos físicos quanto emocionais. As consultas são programadas de acordo com a necessidade de cada gestante.

Oferecemos também o serviço de segunda opinião médica em qualquer fase da gravidez. Acreditamos na segunda opinião como uma ferramenta útil para que a gestante conheça mais sobre sua gravidez e seu parto.

Estamos à disposição para o pré-natal compartilhado com outros profissionais, para as gestantes que fazem seu acompanhamento com enfermeiras obstetra e doula e desejam um profissional médico de retaguarda.



ATENDIMENTO DE URGÊNCIA

Em caso de necessidade de atendimento de urgência, recomendamos procurar o Hospital São Joaquim, em Franca, podendo haver acionamento do médico escolhido se for da preferência do cliente (sujeito a disponibilidade do profissional). Não disponibilizamos atendimento de urgência no consultório.


ASSISTÊNCIA AO PARTO

O Parto é um evento único na vida da mulher e de sua família. Na maior parte das vezes ocorre de forma espontânea, não programada, sem necessidade de qualquer tipo de intervenção por profissionais de saúde. No entanto, deve ser planejado para ocorrer de forma segura para a mãe e para o bebê, independente do local onde a gestante estiver.

Baseamos nossa assistência sobretudo no Plano de Parto e nos desejos da gestante, considerando ainda as evidências científicas e as condições clínicas individuais de cada gravidez. Caso haja necessidade de qualquer tipo de intervenção, a gestante será informada da situação para que possa decidir de forma consciente se deseja a intervenção.

Acreditamos na importância da gestante estar acompanhada por quem ela escolher durante o trabalho de parto e parto. Acreditamos nos benefícios da equipe multiprofissional na assistência ao parto. Acreditamos também na autonomia da gestante em decidir sobre o local do seu parto.

Oferecemos atendimento ao trabalho de parto e parto das seguintes formas:

  • Atendimento Domiciliar, para gestantes que já estão em acompanhamento conosco e para as quais já foi estabelecida a segurança do atendimento domiciliar. Conforme a situação clínica de cada gestante, poderá ser recomendada a observação domiciliar ou a remoção para estrutura hospitalar, ficando a decisão final a cargo da gestante, em respeito ao princípio da autonomia.
  • Acompanhamento Presencial do Trabalho de Parto, podendo ser realizado em conjunto com outros profissionais de escolha da gestante, a partir do diagnóstico da fase ativa do trabalho de parto.
  • Estado de Sobreaviso à Distância, para as gestantes que optam pelo acompanhamento por outros profissionais (enfermeira obstetra e doula) e desejam um profissional médico de retaguarda com disponibilidade de estrutura hospitalar.

Ressaltamos que não oferecemos o serviço de "disponibilidade", entendido como pré-pagamento por uma promessa de estar disponível a qualquer momento. Entendemos que essa prática é abusiva, por não ser possível a ninguém garantir estar em determinado local num tempo futuro, visto a ocorrência de imprevistos. Além disso, o pré-pagamento pode cercear a liberdade da gestante em modificar os planos para seu parto.

Todos os serviços aqui oferecidos são prestados em caráter particular e sujeitos a disponibilidade do profissional no momento do acionamento.